...

Grupo FTS Par arremata área do Porto de Paranaguá em leilão na B3

Thais Camargo
fev 24,2023

O Grupo FTS Par arrematou o contrato de arrendamento da área portuária denominada PAR 50 no Porto de Paranaguá, com valor de outorga ofertado de R$1 milhão.  O leilão, promovido pela empresa pública Portos do Paraná, foi realizado na B3, em São Paulo, nesta sexta-feira (24).

O contrato terá 25 anos de duração e prevê investimentos de R$338,2 milhões ao longo do período. A área, no lado oeste do cais do porto, tem 85 mil m² e é destinada à movimentação de granéis líquidos.

A FTS Par atua há mais de 35 anos no setor portuário, na movimentação de granéis sólidos e carga geral. Segundo o diretor institucional do Grupo, Alex Ávila, com este investimento o objetivo é oferecer novos serviços aos clientes. “O grupo busca diversificar as atividades, aumentando o portfólio de serviços,   acompanhando sempre o desenvolvimento do mercado”, destacou Alex.

O secretário-executivo do Ministério de Portos e Aeroportos,  Roberto Gusmão, destacou que acredita neste modelo com a participação da iniciativa privada nos portos brasileiros. “Nós entendemos que uma autoridade portuária forte tem condição de fazer o seu papel de agente de desenvolvimento do estado e ao mesmo tempo atrair a iniciativa privada,  dando segurança jurídica ao investidor”, ressaltou Gusmão.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, lembrou que, desde 2019,  a empresa que administra os Portos de Paranaguá e Antonina trabalha no arrendamento de áreas portuárias. “Para que a iniciativa privada com sua agilidade e competência possa desenvolver, da melhor maneira possível, as operações portuárias. Este é o caminho.”

Em março de 2022, a FTS Par já havia conquistado o terminal PAR 32 dedicado à carga geral.

Mais sobre a FTS Par

 A FTS Par, grupo paranaense especializado em infraestrutura e logística, trabalha com serviços para viabilizar o comércio exterior.

As empresas do Grupo são:

  • Porto Ponta do Félix, em Antonina, litoral do Paraná.
  • Fortesolo – empresa especializada no desembarque e armazenagem de fertilizantes no Porto de Paranaguá.
  • Terminal Oeste de Exportação – TOEX – em fase final de construção vai operar no complexo Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, oferecendo serviços de recepção, armazenagem e expedição de granéis sólidos de origem vegetal.
  • Fortepar – terminal de embarque de açúcar ensacado e carga geral em Paranaguá.
  • Fortenave – atua no mercado de agenciamento marítimo. 
  • FastFrete – plataforma inteligente de cotação e gestão de frete rodoviário.